Benefícios vs. entregáveis: a diferença essencial na gestão de projetos e programas
Na gestão de projetos e programas, dois conceitos são frequentemente mencionados: entregáveis e benefícios. Embora relacionados, eles têm significados distintos. Compreender a diferença entre ambos é fundamental.
O que são Entregáveis?
Os entregáveis são produtos, resultados ou serviços que são entregues num projeto ou fase de um programa. Desempenham um papel fundamental para garantir o sucesso do projeto, pois ajudam a atingir os objetivos estabelecidos.
Na gestão de projetos, o foco geralmente está nos entregáveis, pois são os marcos concretos que indicam que o trabalho foi realizado. São frequentemente usados como critério de sucesso e são essenciais para a satisfação do cliente. Como são itens mensuráveis, a sua conclusão pode ser facilmente monitorizada ao longo do tempo.
O que são Benefícios?
Os benefícios referem-se aos resultados de longo prazo, que são alcançados com a utilização ou aplicação dos entregáveis na organização. Enquanto os entregáveis são o resultado do projeto, os benefícios são o valor ou a vantagem estratégica que esse resultado gera para a organização.
Benefícios vs. Entregáveis: A Diferença Essencial
A principal diferença entre benefícios e entregáveis está ao nível do foco e do impacto em termos de prazo. Enquanto os entregáveis estão focados no produto ou serviço gerado no curto prazo, os benefícios envolvem os impactos positivos que esses entregáveis proporcionam à organização para atingir os objetivos estratégicos, melhorar o desempenho e criar valor a longo prazo na organização.
Os entregáveis são normalmente resultados tangíveis, podendo ser verificados em termos de âmbito, prazo e qualidade. Já os benefícios são mais difíceis de medir em termos de tempo ou custo, por vezes podem até mesmo ser intangíveis, e podem ser alcançados muito tempo após a conclusão de um projeto ou programa, dependendo de como os entregáveis são utilizados após a sua disponibilização.
Exemplos de Benefícios e Entregáveis
1. Entregável: Implementação de um novo software de CRM (Customer Relationship Management).
Benefício: Aumento nas vendas, melhor relacionamento com os clientes e eficiência nas operações de marketing.
2. Entregável: Implementação de software para suporte a um produto novo
Benefício: Aumento das vendas, aumento de quota de mercado e maior satisfação dos clientes.
3. Entregável: Construção de uma fábrica nova
Benefício: Aumento na produção, redução de custos e maior capacidade para responder às solicitações de mercado.
A Importância de Focar nos Benefícios na Gestão de Programas
Na gestão de programas o foco nos benefícios é fundamental, dado que é o valor agregado pela realização de vários projetos que realmente define o sucesso organizacional. Uma organização pode completar os entregáveis definidos para vários projetos, mas se os benefícios esperados não se concretizarem, o valor real da implementação desses projetos pode ser colocado em causa.
Conclusão
Na gestão de projetos e programas, a distinção clara entre benefícios e entregáveis é vital. Apesar dos entregáveis serem fundamentais na execução dos projetos, é essencial garantir que os gestores de projeto e de programa estão focados, não só nos entregáveis, mas, também, em como eles contribuem para a realização dos benefícios pretendidos, permitindo atingir os objetivos estratégicos e maximizar o valor a longo prazo para a organização.